Importação por conta e ordem: requisitos

pile of intermodal containers

Foto por Frans Van Heerden em Pexels.com

CURSOS E CONSULTORIA

www.cursosdecomercioexterior.com.br

Whatsapp: 31 98411.8218

A importação por conta e ordem de terceiro é um serviço prestado por uma empresa – a importadora – a qual promove, em seu nome, o Despacho Aduaneiro de Importação de mercadorias adquiridas por outra empresa – a adquirente – em razão de contrato previamente firmado, que pode compreender ainda a prestação de outros serviços relacionados com a transação comercial, como a realização de cotação de preços e a intermediação comercial (art. 2º da IN RFB nº 1.861/2018).

Assim, na importação por conta e ordem, embora a atuação da empresa importadora possa abranger desde a simples execução do despacho de importação até a intermediação da negociação no exterior, contratação do transporte, seguro, entre outros, o importador de fato é a adquirente, a mandante da importação, aquela que efetivamente faz vir a mercadoria de outro país, em razão da compra internacional; embora, nesse caso, o faça por via de interposta pessoa – a importadora por conta e ordem -, que é uma mera mandatária da adquirente.

Dessa forma, mesmo que a importadora por conta e ordem efetue os pagamentos ao fornecedor estrangeiro, antecipados ou não, não se caracteriza uma operação por sua conta própria, mas, sim, entre o exportador estrangeiro e a empresa adquirente, pois dela se originam os recursos financeiros.

Anexação e Vinculação do Contrato

O importador deverá anexar e vincular a cada Declaração de Importação (DI) por conta e ordem, independentemente do canal de seleção aduaneira,  o contrato previamente firmado com o adquirente de mercadoria importada por sua conta e ordem.

O procedimento de anexação da imagem digitalizada do contrato deverá ser realizado por meio do módulo “Anexação de Documentos” no Portal Único Siscomex.

Anúncios